Rua 24 norte, Ed. La Belle Maison Personalisee, Bl. B, Lojas 35/36, Águas Claras

Entre em contato: (61) 3011 2100 | 9 8151 9696

Secador e chapinha estraga os cabelos?

A verdade sobre o uso de secador e chapinha que ninguém de contou

secador e chapinha estragam os cabelos?

O secador sozinho não estraga os cabelos e a chapinha não é a vilã que muitos creem.

Mas preciso alerta-la sobre um risco eminente de se estragar os cabelos quando eles são escovados da forma mais tradicional pelos salões de beleza.

Um cabelo molhado suporta em torno de 140º de calor e um cabelo seco em torno de 260º. Então a primeira dica é nunca escovar os cabelos com água pingando.

Lembro-me que em 1980, quando eu escovava meus cabelos no salão, o profissional dizia que tinha que ser bem molhado senão o cabelo não cedia e não ia ficar lisinho. Depois de 30 anos, ainda vejo profissionais usando a mesma frase.

O segredo é a hidratação

Sinto dizer, mas tecnicamente este é um equivoco. A solução para fazer os cabelos cederem e ficarem lisinhos é mantê-los hidratados e não escová-los molhados.

Um outro alerta se faz necessário quanto ao uso da escova. O uso dela em conjunto com o secador pode parecer mais ameno que o uso da chapinha, no entanto, esse é outro equivoco também.

Imagine só! O secador e a escova …quem os controla ? O profissional que ora mais próximo, ora mais longe, proporciona calor diferenciado as partes do cabelo. Além de cozinhar os cabelos ao esticar, ele está produzindo ruptura das capas cuticulares.

 Já pode ter acontecido de você sair do salão com os cabelos opacos ou sem brilho, talvez até fedendo a queimado.

A chapinha não é a vilã

A lâmina térmica, ou a vulgo chapinha, vem regulada de fábrica e não altera seu calor para cima, mas sim para baixo. Cada vez que ela é utilizada em uma mecha, se esfria .

O uso da escova junto com o secador produz tracionamento e calor, fatores favoráveis ao estímulo de oxidação dos cabelos, mas não é repentinamente que  os cabelos revelam a degradação dos fios  e o estrago que este procedimento pode causar.

Isso vai ocorrer lentamente, mas em determinado momento ela se evidencia, através do tricorrexe, tricotipilosis (pontas duplas) , enredamento dos fios e falta de brilho.

Como ter a modelagem perfeita

O melhor método para chegar a uma modelagem perfeita dos cabelos é:

Lavar e deixar secar naturalmente ou sob um vento fresco de secador;

Dividir as mechas e laminar com a chapinha.

Se seus cabelos forem finos, use regulada de 180º a 200º, e caso sejam de médios a grossos pode usar 230º.

LEIA TAMBÉM